Inspiração da história de Natanael: duas práticas a serem seguidas para acolher o retorno do Senhor

Atualmente, o mundo vive um aumento de vários desastres, como guerras, epidemias, terremotos e fomes. As profecias sobre o retorno do Senhor Jesus foram basicamente cumpridas, e muitos que anseiam pela aparição do Senhor esperam recebê-Lo em breve e ser protegidos por Deus em tempos de desastre. Então, como podemos nos preparar para receber o Senhor? Vamos obter iluminações da história de Natanael ter aceitado o Senhor Jesus e encontrar o caminho certo para acolher a segunda vinda do Senhor.

A Bíblia registra: “Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê. Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel” (João 1:45-49). Natanael serviu devotamente a Deus Jeová e aguardava ansiosamente o advento do Messias.

Quando o Senhor Jesus apareceu para realizar Seu ministério, Filipe testificou a Natanael que o Senhor Jesus era o Messias profetizado pelos profetas. No entanto, por que Natanael respondeu com a palavra depreciativa: “Poderá vir alguma coisa boa de Nazaré?”. Durante esse tempo, o povo judeu, incluindo os sumos sacerdotes, escribas, fariseus e crentes judeus, tinham várias noções e imaginações sobre o Messias. Eles interpretavam as profecias proféticas em sentido literal, acreditando que o Messias seria chamado de Messias, nascido em Belém, de família real ou abastada, nascido de uma virgem, possuidor de posição social distinta. Eles também acreditavam que o Messias seria um rei como Davi, levando-os a libertar-se do domínio do governo romano. (Veja Isaías 9:6 e Miquéias 5:2).

Esta era a noção e imaginação predominante entre a maioria dos judeus, e Natanael não foi exceção. Porém, quando o Senhor Jesus chegou, Ele nasceu de Maria, que tinha marido, vinha de uma família pobre de carpinteiro e cresceu em Nazaré, sem qualquer status de prestígio. Este forte contraste com o Messias esperado levou Natanael a fazer esse comentário cheio de noções. No entanto, quando Filipe o levou ao encontro do Senhor Jesus, Natanael não se apegou às suas noções e imaginação, mas foi ver o Senhor Jesus. No final, através das palavras do Senhor Jesus, Natanael viu que Jesus tinha a capacidade de olhar nas profundezas do coração das pessoas e ver através dos seus pensamentos e desejos.

Ele reconheceu que o Senhor Jesus era de fato o Messias profetizado, o Filho do Deus vivo, por isso aceitou e seguiu o Senhor Jesus.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *